domingo, 25 de março de 2012

Hiperqueratose - Calos - Calosidades

                                                           Hiperqueratose




O excesso de calosidades ou peles ásperas e duras na planta dos pés é algo que pode causar desconforto, tanto por causa da estética como pelo aparecimento de dores provenientes desta podopatia.



       Calos são aumento da camada córnea ou seja :espessamentos da pele.Em função de uma pressão muito grande no local, acontece  uma isquemia (falta de oxigenação nas células epiteliais, por falta de circulação sanguínea) matando as células superficiais da camada córnea   .O organismo entende que tem que proteger o local e causa um espessamento da mesma.Calos podem ser moles, duros com ou sem núcleo(parte mais dolorida e de maior pressão), as vezes confundido com verruga plantar (olho de peixe), que é um vírus e o tratamento é diferente.
       

  Calosidade também é o espessamento da pele, porém, menos dolorido , muito comum na região do calcâneo (calcanhar) e na região metatársica (parte abaixo dos dedos, na região plantar).
 As principais causas são:
    - Uso de calçados apertados,de salto alto, bico fino,  deformados, número menor que o uso habitual. Também por deformações ósseas nos pés e dedos como : dedo martelo, pé cavo.

domingo, 11 de março de 2012

7 sinais nas Unhas, possíveis problemas de saúde

Nossas unhas também podem ser uma fonte de informação importante: algumas doenças alteram significativamente a aparência das unhas e, por isso, elas podem ajudar no diagnóstico.    Síndrome das unhas amareladas: unhas amareladas podem ser resultado de um problema respiratório, como bronquite crônica, ou devido a um inchaço das mãos. Essa síndrome causa um aumento da espessura das unhas e um desaceleramento do crescimento, resultando em uma descoloração. Unhas afetadas podem apresentar ausência de cutícula e soltarem-se da carne me alguns lugares.

Pitting: pequenas depressões nas unhas, comuns em pessoas com psoríases. Também está associada a doenças como dermatite crônica e Alopecia Areata, caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo.
Deformação: ocorre quando a ponta dos dedos aumenta de tamanho e as unhas se curvam, crescendo em direção à ponta do dedo. Isso é resultado de falta de oxigênio no sangue e pode ser sinal de uma doença no pulmão. Também é associada a doenças inflamatórias do intestino e doenças do fígado.

Coiloníquia: unhas afetadas são moles e são curvadas para fora. A depressão normalmente é grande suficiente para conter uma gota de líquido. Podem ser sinal de deficiência de ferro.


Unhas de Terry: as unhas ficam com aparência opaca, mas com a ponta escura. Às vezes, isso pode ser atribuído à idade. Contudo, em outros casos, pode ser sinal de doenças sérias como diabetes, doença do fígado, desnutrição e insuficiência cardíaca.
Linhas de Beau: são depressões lineares nas unhas dos pés ou das mãos que ocorrem na transversal. Elas podem aparecer quando o crescimento da unha é interrompido devido a doenças, como:
- Diabetes;
- Doenças Circulatórias;
- Doenças associadas à febre alta, pneumonia e sarampo;
- Má nutrição;

Descolamento das Unhas: a Onicólise caracteriza-se por um descolamento da unha de seu leito. Esse problema pode estar relacionado a:
- Infecção;
- Doença da Tireóide;
- Reações a remédios;
- reação a produtos endurecedores de unha ou unhas de acrílico;
- Psoríases;
Lembrando que essas são apenas diretrizes, para um diagnóstico, procure sempre seu podólogo ou dermato.

Linhas Beau

Sulcos de Beau - Relato de caso - PDGA Daniela Carignano

A unha(lamina) tem sulcos transversais. O paciente tinha tomado medicamentos durante 4 meses para pneumonia.
Os sulcos (linhas) são BEAU deformação das unhas, sua etiologia é atribuída a distúrbios circulatórios, tabelas reumáticas, traumas, doenças febris, infecções, etc.Normalmente, as unhas tem ranhuras transversais, mas o tecido do unha não é alterada.


Linhas de Beau: são depressões lineares nas unhas dos pés e das mãos que ocorrem na transversal. Elas podem aparecer quando o crescimento da unha é interrompido devido a doenças, como:
- Diabetes;
- Doenças Circulatórias;
- Doenças associadas à febre alta, pneumonia e sarampo;
- Má nutrição;