Mas infelizmente, por questão hereditária, uso de materiais não higienizados, falta de higiene, entre tantos outros inconvenientes, muitas mulheres acabam sofrendo deste mal. A Micose de Unha.
O que é a micose?
A micose de unha é uma infecção causada por fungos que atinge as unhas das mãos e dos pés. Surge de forma silenciosa e pode afetar homens e mulheres de todas as idades, porém a prevalência aumenta com a idade, sendo mais comum em idosos e, pouco freqüente, em crianças.
São fatores predisponentes ao desenvolvimento da micose de unha: clima quente e úmido, histórico familiar, aumento da idade, traumas nas unhas, diabetes, entre outros.
A incidência é maior nos pés, devido ao ambiente ser mais úmido e quente, decorrente de uso freqüente de sapatos, crescimento mais lento das unhas dos pés do que das mãos, possibilidade de traumas causados por calçados apertados ou pisões, por exemplo.
A micose de unha não é apenas uma questão estética, mas um problema de saúde, podendo afetar a qualidade de vida das pessoas.
Algumas complicações que podem aparecer se a micose de unha não for devidamente tratada:
- Dor e desconforto ao andar e calçar os sapatos;
- Reaparecimento de micoses na pele do pé (como o pé-de-atleta, "frieiras"), após já terem sido tratadas;
- Aparecimento de infecções bacterianas;
- Contágio de outras pessoas.
O que são fungos?
De uma forma geral, podemos dizer que há espécies diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento e até aqueles dos quais se podem extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina.
Existem mais de 230 mil espécies de fungos, mas apenas 100 causam micose. Como eles estão em toda parte, praticamente todas as pessoas ficam expostas a eles. Quando encontram condições favoráveis, como umidade e calor excessivos, os fungos podem se reproduzir e desencadear a infecção.
Como os fungos entram nas unhas?
Os fungos estão em todos os lugares, inclusive em várias partes do corpo humano. Mas isso não é suficiente para que a micose se desenvolva. A umidade é fator fundamental, pois com ela a queratina fica mais macia e facilita a entrada e desenvolvimento dos fungos.
Existem situações que propiciam o desenvolvimento de fungos. Períodos de baixa imunidade, estresse, imunodeficiências, ou ainda os tratamentos com imunossupressores ou antibióticos sistêmicos favorecem o desenvolvimento das micoses.
Como identificar
Observando qualquer alteração na coloração na espessura ou formato de suas unhas, procure um médico ou Podólogo.
Unhas manchadas - podem apresentar manchas esbranquiçadas, amarelas ou pretas.
Descolamento das unhas – com o tempo se separa da carne ficando oca.
Deformação e destruição – diante o avanço do fungo as unhas perdem sua forma natural.
Espessamento das unhas – vai ficando cada vez mais grossa.
Quanto antes iniciar o tratamento, mais rápido e saudáveis suas unhas voltarão a crescer!
Os podólogos são fontes de informação. Estes profissionais podem ajudar a diagnosticar a doença, indicando a procurar um Dermatologista.
Outras doenças também podem causar alteração nas unhas, por isso, a importância do diagnóstico correto, para que o tratamento mais adequado seja instituído.