terça-feira, 23 de agosto de 2016

Linha escura na unha pode ser câncer de pele ou infecção.

Manchas nas unhas podem sinalizar que alguma coisa não vai bem com a sua saúde. Caso ela seja marrom, preta ou cinza e forme uma linha, pode ser um sinal de melanoniquia estriada. Entenda o que é a doença que pode representar um sério problema de saúde.
Linha escura na unha: o que pode ser?
A dermatologista Tatiana Gabbi, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a melanoniquia estriada é uma pigmentação anormal que vai da base até a ponta da unha. "Ela forma uma linha que pode ser castanha ou cinza ", explica. Na maioria das vezes o agente causador é benigno, ou seja, o problema é fácil de ser tratado. Mas a mancha também pode estar relacionada a uma lesão cancerígena, por isso é fundamental que o médico avalie e, se for o caso, descarte essa possibilidade.

Causas

A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.
Em ambos os casos, o resultado é uma linha de cor diferente da cor normal da unha.
Essas alterações podem ser causadas por muitos fatores, os principais são:
- Infecção por fungo: nesse caso tratado com medicação específica;
- Batida ou fricção na região: pode acontecer em quem lava muita roupa, por exemplo;
- Medicações como o antibiótico minociclina e o AZT, usado para tratar HIV. Para tratar, quando possível o remédio é trocado;
- Doenças intestinais que causam pigmentação da boca e das unhas;- Melanoma ou câncer de pele.
"Nesse caso, a mancha costuma ser mais acinzentada, mas é difícil até mesmo para o dermatologista notar essa diferença", explica a dermatologista Tatiana http://Gabbi.
Outros sinais de que a linha escura na unha pode ser uma lesão cancerígena são: cor muito escura (podendo formar uma aparente linha preta na unha), listra larga, pigmentação na pele em volta e na cutícula logo abaixo da unha e aparecimento súbito.

Tratamento

"Caso o dermatologista suspeite que possa ser um melanoma, ele indicará uma biópsia para saber se de fato é uma lesão cancerígena", explica a dermatologista. "Nem sempre a unha é arrancada na biópsia, geralmente será retirada uma amostra de tecido entre a cutícula e a unha".
Caso o diagnóstico se confirme, o paciente é novamente encaminhado para a cirurgia e será feita a retirada de uma quantidade maior de tecido, geralmente chegando até o osso e, em alguns casos, fazendo uma amputação do http://dedo.
A dermatologista explica que o melanoma da unha é geralmente um câncer de pele em estágio inicial e, por isso, a cirurgia costuma ser suficiente para tratar a doença.
ESCRITO PORMANUELA PAGAN

GOTA

GOTA é uma doença reumatológica causada pelo depósito de ácido úrico nas articulações. Segundo a Metafísica da Saúde refere-se ao apego aos sofrimentos do passado, dificultando a mobilidade no presente, principalmente diante das pessoas que o cercam. Sente-se vítima dos episódios ruins e sofre todas as vezes que se depara com semelhante situação. Relembra com detalhes dos sofrimentos de outrora, não raro reclama do que vivenciou. Novo padrão: desprenda-se dos episódios ruins, viva plenamente o presente, não reproduza as amarguras de outrora. Dica de Cromoterapia: luz azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Sabão líquido ou sabonete em barra?


A SAÚDE DOS PÉS PASSA PELAS MÃOS DO PODÓLOGO


O Podólogo trata de afecções superficiais dos pés tais como unhas encravadas, infeccionadas, calos, calosidades, verrugas plantares, micoses, má formação das unhas, pés diabéticos, higienização geral, hidratação dos pés, massagens que estimulam a circulação, entre outras.