domingo, 21 de agosto de 2011

FASCEITE PLANTAR



A fáscia plantar é um tecido que recobre a musculatura do pé, estendendo-se do calcanhar aos dedos. A fascite constitui-se da inflamação deste tecido. Esta patologia acomete principalmente mulheres na faixa etária dos 40 aos 50 anos e está bastante relacionada com obesidade. O indivíduo com fascite plantar queixa-se de dor na planta dos pés, especialmente durante os primeiros passos logo ao acordar, pois neste momento os tecidos da planta do pé estão mais encurtados. Outra queixa comum é piora do quadro após a prática esportiva, ou ter passado longos períodos de pé. Este quadro será bastante atenuado pelo uso de palmilhas de silicone e alongamento diário do tendão de Aquiles e da fáscia plantar.



Este é um dos problemas mais comuns nos pés dos corredores. Geralmente começa como uma dor leve. Sensibilidade na área da sola do pé próxima ao arco ou no calcanhar. Ela fica gradualmente mais severa ao se localizar num local abaixo do calcanhar onde o atleta se sente como se tivesse uma pedrinha. O atleta sentirá que o seu pé doerá mais cedo de manhã mas melhorará à medida que se aquecer durante o dia. Também notará dor depois da corrida.
Causas – A fascia plantar é um tecido parecido com um ligamento que corre da parte frontal do pé, passando pelo arco do pé, até ao osso do calcanhar. Se o atleta tem pé chato ou move o pé em excesso quando corre (super-pronação), a fascia plantar fica tensa com a maior parte do stress ocorrendo próximo do calcanhar.
Tratamento - O atleta precisa dar suporte ao arco do pé, ou
diminuir a super-pronação, ou as duas coisas. Os sapatos de corrida com uma sola mais firme irão geralmente ajudar, e em especial os da categoria reforçada, os quais reduzem a pronação. Palmilhas ortopédicas ou suportes ao arco do pé, são geralmente eficazes, já que eles podem dar o suporte extra que necessita. Também pode enfaixar o seu pé para dar suporte ao seu arco de pé e à fascia. Se conseguir correr apesar da dor, massaje a área inflamada do pé com gelo após a corrida.
Se nada funcionar, providencie uma palmilha ortopédica feita sob medida
por um fisioterapeuta, podólogo ou ortopedista que tenha conhecimentos sobre a corrida.
Prevenção - Alongue os músculos da da cadeia posterior antes e depois da
corrida. Se correr com super-pronação, use uns ténis firme, com reforço total, para limitar a pronação.
Pode-se correr com isso? - Depende da gravidade. Geralmente, o atleta pode correr em casos ligeiros ou moderados de fasceite plantar.

Nenhum comentário: