![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-S_hoVK4b35WNb2QD0nv9j8GlLamkZE4jMGUJel_QkUfkGUkSPoXPUko1DZbc5nTbZrrAlQtZc3JrVIy-5tKBq2OUk9iA_xHHkP8ysjgB9NSKKlefI94GFRtDYDSymlEPPAxKlLPob0U/s320/Fotos+Monalisa+250.jpg)
Com o passar do tempo e as agressões do dia-a-dia implica alguns problemas ao pé da população idosa. Idosos tem algumas limitações funcionais do próprio processo de envelhecimento, sofridos no decorrer da vida.
Existem muitos idosos com problemas ortopédicos e estes resultam na formação de calosidades. É importante ressaltar que nada aparece sem ter uma causa: Calos e calosidades, artrites e artroses , dores e esporões...
Deve-se dar uma atenção especial para manter seus movimentos e evitar a dor. Tratamentos de corte de unhas, calos, calosidades, artroses, joanetes, esporões, unhas mais grossas e dolorosas, feridas, micoses e dificuldade na marcha…
Em alguns casos um calo, já torna a marcha de um idoso quase incapacitante comprometendo inclusive sua postura e gerando outras dores em regiões com pernas, lombares...
Para o podólogo geralmente o desbaste desse calo é rápido e para o idoso é indolor, dependendo de sua profundidade. É importante que não casa onde o idoso mora, idosos tropeçam com mais facilidade, enxergam menos, Escorregam com mais facilidade e quebram seus ossos mais facilmente.
As causas mais freqüentes de acidentes com idosos e que devemos estar atentos são pricipalmente domésticos:
• Subir em cima de bancos, escadas e cadeiras;
• andar no chão (piso) molhado;
• tropeçar em tapetes, passadeiras ou panos soltos nos pisos;
• andar só calçado de meia ou de sapatos com a sola do calçado já gasto ou descolado;
• fios, de telefone ou elétrico, caídos no chão;
• soleiras das portas desniveladas com outro piso formando pequenos degraus;
• banheiros sem tapete antiderrapante, sem barras de apoio no box do chuveiro, no vaso sanitário e na pia;
• uso de sapatos desabotoados, desamarrados ou o uso de chinelos para caminhar.
Atençao aos calçados:
Solado sem amortecedores, finos demais como por exemplo sapatilhas, ou duros demais, sem nenhuma flexibilidade, geralmente são usados para as famosas caminhadas.
Alem de provocar dor ao caminhar, desenvolve-se calos e calosidades, dores nos pés, joelhos e Coluna.
Ao hidratar os pés de um idoso, sempre orientá-lo, quanto ao banho que irá tomar horas depois, que sempre haja um tapete antiderrapante e o uso de chinelos de borracha.
Observe se o tempo está para chuva ou chovendo e se o calçado que o idoso está usando, é aberto.
Na dúvida, não passe creme hidratante nem óleo na finalização do procedimento. A prevenção de acidentes, deve ser considerada e feita, para que se evite maiores problemas para o idoso, para suas famílias e também para voce profissional!
Cuide bem do seu idoso! Amanhã ... Você poderá ser um deles!
Nenhum comentário:
Postar um comentário